quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tipos de relacionamentos D/S

Resumo criado por Don Alighieri.


TPE, PPE e EPE:

Vou esmiuçar as tríades que descrevem estilos de D/S no BDSM.
Antes de começar devemos lembrar que todas estas tríades requerem adequaçãoà uma base (SSC, RACK,etc...), na qual haverá  além de parâmetros de conduta a ênfase no consentimento, sendo assim nada é abusivo ou chega a ser uma extorsão, portanto não confundam BDSM com abuso ou com um poder absoluto aonde o Top tenha - de fato - poder irrestrito sobre o Bottom (sem o seu consentimento).

Aqui tudo deve ser consensual e exige equilíbrio físico e emocional de todas as partes.

Primeiro, TPE ( Total Power Exchange ):

No TPE o bottom assume a postura de escravo nas cenas e - inclusive - no relacionamento.
Ele entrega vários de seus direitos ao TOP - em especial o de tomar iniciativas por ele mesmo.

O TOP terá amplo controle sobre o escravo e inclusive sobre o seu tempo disponível, devendo apenas honrar os limites deste (que logicamente serão poucos). No TPE o escravo só tem o direito de tomar iniciativas se for para terminar a relação - ou ainda em uma situação de extrema necessidade (interromper a sessão, relatar alguma sensação perigosa ou negativa, etc...).

De resto, ele não deve opinar ou manifestar-se sem que isso seja requisitado.
TPE é a forma mais extrema de D/S, e como tal - é uma prática que não irá servir a quem não tenha as qualidades mais adequadas à esse tipo de relacionamento (Top capaz de tomar as iniciativas, liderar o Bottom e ter uma boa dose de empatia + Bottom capaz de seguir o Top e apreciando uma conduta totalmente passiva no relacionamento.).

Segundo, PPE, (Partial Power Exchange ):

No PPE o Bottom assume a postura de Submisso na sessão e no relacionamento. Tem direito de tomar iniciativas e até de opinar. PPE possui, além dos limites,  mais regras quanto ao funcionamento da D/S. Praticamente o Bottom define em que o top pode ou não pode mexer ou comandar em sua vida.

Quando isso ocorre. Quando não ocorre. E tudo o que há é uma respeitosa hierarquia, na qual o Bottom assume-se um servo ou seguidor com boa dose de liberdade.

A PPE é, de longe, a modalidade de D/S mais praticada entre casais que apreciam trazer uma forte influência do BDSM para suas vidas íntimas além das sessões.


Terceiro, EPE: ( Erotic Power Exchange ):

Nesse estilo, há essencialmente um relacionamento sem D/S. E a D/S ocorrendo apenas nas cenas,nas quais o Bottom pode serde qualquer tipo (Escravo,Submisso, Pet, etc..). O controle do Top resume-se apenas às sessões, embora fora delas sejam mantidos os títulos caso haja o encoleiramento.

No dia a dia a relação toma um rumo livre, com Top e Bottom convivendo de acordo com o relacionamento convencional que existe entre eles (amizade, namoro, casamento, parceria, etc...). Nessa tríade, as a hierarquia do BDSM é usadas apenas entre quatro paredes.

Trata-se de uma modalidade muito praticada por casais de Switchers, que na cena praticam ambas as posturas da D/S (pois fora da cena geralmente não faz muito sentido uma hierarquia nesse contexto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário