domingo, 11 de dezembro de 2016

Liturgia

Falemos sobre liturgia e onde ela se encaixa, este será um texto complexo para que não sobrem dúvidas acerca do tema. Fora do brasil o termo liturgia inexiste, porém pode-se encontrar o tema "protocol' , que diz exatamente o que defino neste artigo.

O que é Protocolo/liturgia ?

1 - A reunião dos elementos ou práticas que, regulamentados por uma igreja ou seita religiosa, fazem parte de um culto religioso.

2 - Conjunto dos modos usados no desenvolvimento dos ofícios e/ou sacramentos; rito ou ritual.Catolicismo. Segundo as ciências eclesiásticas, a história do culto católico. Também se pode referir à missa; a própria missa.




Os sinônimos de liturgia são: Rito, missa e ritual.

Existe liturgia no meio BDSM ? Sim, porém não aplicada ao geral. Não há uma regra que defina como todos devem se comportar, não há uma obrigatoriedade comportamental a ser seguida, porém podemos aplicar liturgias em clãs, festas, encontros ou grupos. Nem mesmo as cerimônias BDSM são obrigatórias, tais como cerimônia das rosas e encoleiramento, portanto realmente podemos concluir que não existe uma liturgia que todos os adeptos do meio BDSM devam seguir.


Então onde entram os protocolos ?

Em festas, cerimônias, clãs, munchs e grupos. É muito comum ver grupos ou clãs com muitas regras, desde o ingresso da pessoa ao ensinamento. É passada uma ideia deste grupo e todos que fazem parte dele, o seguem. Por exemplo: Nomes próprios, postura, forma como bottoms e tops se vestem e até mesmo o vocabulário. Alguns clãs utilizam até mesmo pactos de sangue para quem entra, a pessoa deve  fazer um pequeno corte e fazer alguma jura ou promessa.

A liturgia mais clássica dos grupos é chamar tops de senhor, e também o uso das coleiras para dizer em qual situação a Bottom se encontra, esta é muito utilizada em algumas parties SM. Os tipos coleiras podem ser vistas aqui.

Liturgia também é muito utilizada em relacionamentos DS, onde Bottom e Top possuem rituais a seguir dia após dia, e acham os ritos importantes para que a relação continue com o seu arquétipo, sem ser quebrado. Também é possível ver liturgia, mas não BDSM, em encontros de mestres Shibaristas, shibaristas costumam seguir o ideal da prática e possuem todo o ritual de preparo para isto.

No final, notamos que grupos, clãs e afins adotam diversos ritos de outras subculturas e as inserem no BDSM, pois acham a ideia por trás do ritual bela e significativa a eles. Alguns casais utilizam as cerimônias de encoleiramento e das rosas para fixar, de forma litúrgica, o relacionamento.

No Brasil é comum a liturgia ser utilizada de forma generalizada, algo que vai de contramão  ao consenso e a origem hedonista do BDSM que veio do Sm Subculture. Como uma subcultura pode pregar liberdade sexual e prazer abundante e ao mesmo tempo limitar ? Há uma incoerência na argumentativa, pois podemos utilizar os eventos públicos internacionais, onde todos usam látex e praticam na rua, de forma hedonista, sem se preocupar se estão a ser vistos ou se há algum rito naquilo.

Como é possível haver uma liturgia que todos devam seguir se o que vemos, onde o BDSM nasceu, é o oposto ? Cenas cheias de sexo, prazer, humilhação e exibicionismo ?

Dada a nascença do BDSM, sabemos que é impossível existir uma liturgia BDSM geral, portanto esta fica a grupos fechados, festas e afins como citei anteriormente.

A liturgia pode ser bela quando vista ou praticada. Eu mesmo tenho enorme estima pela cerimônia das rosas. Toda a simbologia dela é bela, e os debates de alguns grupos fechados são muito interessantes, pois ali prega-se uma educação

Quando os protocolos tornam-se prejudiciais ?

A liturgia torna-se prejudicial quando a se prega fora dos grupos, quando a usamos de forma geral, a dizer que todos ou todas devem seguir, pois aquela liturgia daquele grupo é a certa e as demais são erradas. Aqui a pessoa começa a quebrar todo o leque de posições existentes no BDSM, e também ignorar toda a diversidade e origem do BDSM. Se alguma liturgia é boa para ti, fale sobre ela, mas não obrigue quem não é do seu clã ou grupo a segui-la, pois ele(a) não é obrigado(a). O BDSM em si prega a liberdade e dizer que todos devem seguir uma regra comportamental é excluir todo o processo evolutivo. A liturgia costuma geralmente excluir brats, tamers, daddys, littles, primals, preys, masoquistas e sádicos, pois são posições que, geralmente, não aceitariam regras. E BD(Shibari/Dorei/BunnyRope) possuem regramentos e ritos totalmente diferentes do posicionamento DS.

Sejam criativos, liturgia é algo saudável, desde que não se obrigue quem é de fora segui-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário